Agora são Horas e Minutos - "Não existe situação desesperadora; existem pessoas que se desesperam com certas situações." (J. Odines) Obrigada pela sua visita

domingo, 15 de julho de 2007

Aprendamos a bailar o Tango



Queridos amigos y amigas

Este adjunto contiene un interesante material, basado en los conceptos de un experiementado bailarín y enseñanate argentino del TANGO.

Por favor, ruego me respondan si pudieron apreciar su contenido sin inconvenientes.

Con todo mi cariño.
GUILLERMO

Aprendamos a dançar o Tango

Hoje, 9 de janeiro de 2006, queria passar a lhes pedir algo com o carinho e respeito que sinto por todos vocês. Isto não é uma censura para ninguém, o que eu quero é que toda a juventude que dança tango entenda meu motivo: Não mascare o tango sob nenhum ponto de vista, porque esta música tão apaixonante nos dá vida, energia, prazer e assim nos sentimos melhor.

Depois de muitos anos de ver bailarinos e mestres, penso que não pode haver tantos erros no ensino nem nas exibições. Passo a lhes contar qual é minha idéia. Sempre soube que a música é a base principal do tango. Também é aprender a caminhar com ela, trazendo equilíbrio e cadência.

Não poderia lhes dizer que não existe uma técnica quando se dança, mas sim que seria melhor que se ensinasse a dançar mais livremente, para si mesmo... aí está a diversão... Ninguém nos compromete ao nos observar, porque dançamos para nós.

Nisto que digo, penso que muitos estão mascarando o tango em algo que não é verdade, porque o tango é música e não se começa pelos passos, nem temos que cometer o erro de não ensinar como caminhar diferentes compassos musicais para reconhecer cada orquestra. Muita gente que está ensinando teria que aprender primeiro a dançar tango, para poder ensinar dando tudo de si mesmo, para não frustrar seus alunos nem prejudicar sua imagem como professor.

O tango não é um negócio, ainda que muitos o vejam assim. O tango é parte de nossa vida, parte de nossos avós, pais, mães, irmãos e amigos. É nossa vida. Não deveríamos nos equivocar tanto e teríamos que voltar a conquistá-lo, já que estamos perdendo-o por não respeita-lo.

Queridos amigos, bailarinas e bailarinos, como isto que fazem é um trabalho a mais na vida de alguém, por respeito a vocês mesmo, em suas exibições seria bom que dançassem mais tango e menos acrobacia, ballet ou qualquer coisa que não seja tango. Não quero crer que também com as exibições concorram: sabemos que cada par deveria criar seu estilo, e além do que não se deveria dançar música que não é tango. Não mintam nisso para vocês mesmo nem às pessoas.

E para a comunidade tanguera da Europa e do resto do mundo dou a eles um conselho: gostaria que abrissem os olhos a respeito de como aprender a dançar, principalmente aos organizadores de estágios e aos professores, com todo meu carinho, que saibam que, quando se organiza algo, trata-se de levar os melhores bailarinos e mestres, para poder ensinar o que é devido. Sem a música, sem a cadência, a postura, o equilíbrio, de nada servem os passos e para isso necessitamos de mestres e professores autênticos. Assim que, bom, desde o fundo do meu coração, com um pouco de tristeza, gostaria que vocês pensem sobre isto e, se tiverem algo para me dizer, gostaria que o fizessem, por meio de revista ou do que quer que seja, se quiserem queixar-se falem comigo, eu vou ao baile: venham a mim, digam-me, perguntem-me e eu respondo... vou responder a todos, não tenham medo que não vou deixar ninguém sem resposta, mas por favor mudem o sistema, ponham um sistema onde todos sejamos alegres, onde possamos dançar o tango, onde sejamos felizes e onde possamos ter muito mais pessoas, sem vender a eles mais nenhuma mentira, eu desde já mando um beijo e um abraço para todos vocês e espero que este ano que se iniciou seja o mais feliz para todos. Obrigado, Tete.

Tradução: Regina Santana.

Texto de : TETÉ RUSCONI (Maestro de Tango Argentino)