Agora são Horas e Minutos - "Não existe situação desesperadora; existem pessoas que se desesperam com certas situações." (J. Odines) Obrigada pela sua visita

domingo, 22 de julho de 2007

Os Quatro Segredos de um Bom Bailarino



OS QUATRO SEGREDOS DE UM BOM BAILARINO (A).

CONEXÃO – Conexão Emocional e criatividade a partir dessa conexão. Isto é que faz do Tango Argentino uma dança única e é o primeiro segredo de um bom bailarino ou bailarina.
Seja no estilo “salão”, “milongueiro”, “do centro” ou “novo”, se não há conexão emocional entre quem “marca” e quem se “entrega” a essa marca, podem estar fazendo passos interessantes e espetaculares, mas certamente não estão bailando Tango.
...E a conexão emocional é muito delicada... Muito difícil de conseguir... e muito fácil de perder...
Se no decorrer de uma “classe de tango”, ainda mais numa Milonga, nossos temores (ou por não ser aceito, ou por não gostar de outra pessoa, ou por esquecer os passos, e tantos outros medos) nos assaltam, e se não pudermos controlá-los e fazê-los de um lado, a conexão emocional não poderá se estabelecer.
Isto é especialmente uma realidade no caso de muitos dançarinos menos acostumados a estar em contato com suas emoções.
Para se ter uma boa conexão emocional com o parceiro (a) de dança, sem dúvida temos que conhecer e poder até certo ponto, controlar nossas emoções, ainda que em certos momentos nossa auto estima se veja ameaçada... E aqui não vale aquele velho truque de esconder as emoções dentro de um muro de tensão física/muscular, porque então nosso corpo não poderá render e expressar livremente...Assim é que para poder liberar nossas emoções, tanto ao amador da milonga, como os profissionais frente a uma exibição, têm que aprender a controlar as respirações coordenadas com os movimentos, para conseguirem que os músculos relaxem adequadamente, e mais ainda, aprender a reconhecer e controlar aqueles estados emocionais extremos que nos afetam em nossa vida cotidiana, para que não prejudique eventualmente o movimento de bailar.
Quando começamos a bailar tango, também começa em nós, um processo curativo de nossas emoções. Seja porque recebemos mais abraços... nossa vida social se expande... estamos mais em contato com o sexo oposto... ou porque nos enfrentamos com nossas limitações corporais, sociais ou de ralações... De um modo ou de outro nossas emoções se vêem ameaçadas profunda e fortemente... Assim nos apresenta a oportunidade de descobrir mais sobre nós mesmos em relação com os demais... E isto não é pouca coisa... É todo um desafio...
Outra característica distinta do tango e o segundo segredo de um bom bailarino (a) é a DISSOCIAÇÃO no movimento da parte superior e inferior do Corpo.
Nosso ombro deve estar sempre enfrentando ao do parceiro (a), de maneira que apesar do ombro ficar imóvel, a bacia move em sentido contrário... ou fica imóvel, apesar do ombro se mover para liberar ou seguir ao parceiro (a), com a rapidez que a música nos exige...
Isto requer uma grande flexibilidade da espinha dorsal, de outro modo impedirá o movimento adequado, ou poderá resultar em danos a curto ou longo prazo por não estar preparada para o movimento requerido...
E esta dissociação do movimento do corpo não só deve realizar-se ao ritmo da música, mas também em torno do próprio EIXO – que é o terceiro segredo, para manter o equilíbrio, e não fazer perder o eixo do parceiro (a).
Cada corpo é diferente e tem uma historia diferente... Portanto, necessitará trabalhar com diferentes exercícios para conseguir as posturas ou figuras indicadas, que exigem em sua maioria uma grande rotação da coluna vertebral... ou para corrigir dificuldades posturais de base para reencontrar-se primeiro com seu próprio eixo, e logo aprender a não perde-lo durante a dança... assim como aprender a caminhar de maneira elegante (gatuna) de tangueiro (a).
Nos Workshops e classes de Dance Yoga descobrimos o próprio EIXO e conseguimos estar em equilíbrio mais além dos movimentos que realizamos com o corpo e em relação com nosso parceiro (a). Alongamos os músculos a partir da respiração e o “não esforço” para conseguir qualquer figura/postura do corpo sem perder o equilíbrio... Conseguimos com exercícios que nos preparam para uma correta e rápida DISSOCIAÇÃO corporal no movimento indicado... Conseguimos fluidez e sensualidade nos movimentos e no caminhar... E, sobretudo, aprendemos a controlar nossas emoções para conseguir a indispensável CONEXÃO EMOCIONAL com o parceiro/a para bailar.
Então, DANCE YOGA nos conduz ao Quarto e mais importante segredo de um bom bailarino/a de tango, que se esconde detrás dos outros três. Este segredo, tão bem guardado, é a Relação Física y Emocional Profunda que conduz à Inspiração. Os geniais bailarinos (as) são aqueles capazes de fundir suas emoções com a música e expressá-las em seus movimentos. E isto só é possível através de uma total entrega ao movimento presente e ao prazer de bailar.
E para “entregar-se” tem que saber “relaxar-se”... que não é o mesmo que “abandonar-se” ou “dormir-se”.

Fonte Revista “La Milonga Argentina” por Carmen Iglesias
Traduzido por Elza Moreira.