Agora são Horas e Minutos - "Não existe situação desesperadora; existem pessoas que se desesperam com certas situações." (J. Odines) Obrigada pela sua visita

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Por que Tango?



Por que tango ?

(Trechos do artigo de Sally Potter, diretora do filme "Uma Lição de Tango". Original na página www.cosmotango.com ).

Na última década presenciou-se, no mundo inteiro, um crescente interesse pelo Tango Argentino.

Clubes e associações de tango são criadas nos lugares mais inesperados. Em Londres, por exemplo, pode-se bailar tango todos os dias da semana. Em pequenos povoados da Holanda, Alemanha, e até na Finlândia, aficcionados pelo tango reúnem-se noite após noite. O Japão tem sua própria sub-cultura do tango. Espetáculos com essa dança particular são exibidos todas as noites em teatros cheios da Broadway, Paris, Londres, Berlim e Tokio. Por que?

As danças sociais surgem de uma profunda necessidade física de criar uma linguagem através da qual as pessoas possam se comunicar umas com as outras sem palavras. No entanto, à partir dos anos sessenta a maioria das danças sociais do ocidente tornam-se uma atividade essencialmente solitária. As pessoas passam a ter seus próprios afazeres, pouco se importando com as necessidades dos outros, pouco se preocupando com regras ou convenções. Só que durante a última década houve um grande resurgimento do interesse pelas danças de salão : Valsa, Quickstep, as danças latinas, como Salsa, Rumba, Mambo, além de diversas formas de Jive (modo particular de se dançar o Jazz).

O Tango Argentino, do seu lado, conservou um lugar único no mundo das danças de casal. Os corpos se encontram mais juntos, havendo mais intimidade do que em qualquer outra forma de dança - mesmo assim, as pernas se movem com maior rapidez e precisão que em qualquer outra dança. É essa combinação entre contato sensual, meditativo e relaxado da parte superior do corpo com a precisão quase comparável a das artes marciais, na parte inferior do corpo, que dá ao tango sua identidade única. Junte-se a esta mistura vibrante, a música melancólica, arrebatadora, voraz, estrondosa, avassaladora, soberba, contemplativa e de uma beleza que parte o coração ( especialmente se comparada à insipidez da maioria das músicas tocadas nos salões de dança) e você terá os ingredientes para algo que vai além de uma mera moda. Você terá um forma de arte genuinamente participativa, que é capaz de expressar os mais profundos e complexos anseios que possamos ter com relação a nossas vidas, o outro e com relação à própria natureza de nossa existência.

Com a chegada do novo milénio, o tango é evidentemente, uma vez mais, uma forma de arte viva, que tem Buenos Aires como epicentro de um fenômeno cultural. O tango continua essencialmente uma forma musical popular, enraizada na forma visceral da sua dança, combinando beleza melódica e poética com seu ritmo inconfundível. Impetuoso e apaixonado, sensual e meditativo, melancólico e alegre, é genuinamente argentino e, sem sombra de dúvida , universalmente acessível. O Tango é tão complexo quanto suas origens e tão simples quanto o impulso primário de dois seres humanos se moverem como um só.

Enviado pela Milonga Milo - Belo Horizonte -MG