Agora são Horas e Minutos - "Não existe situação desesperadora; existem pessoas que se desesperam com certas situações." (J. Odines) Obrigada pela sua visita

quarta-feira, 7 de abril de 2010

A Pista de uma Milonga.



A Pista de uma Milonga.


"Bailar o tango é basicamente uma situação íntima entre duas pessoas, que estão, por sua vez, dividindo esse espaço com muitos outros Dançarinos. Trata-se de conduzir na pista com cuidado e respeito. Apesar de ser muito prazeiroso bailar, o objetivo principal é o encontro e comunhão com o outro na mesma experiência.É a Dança mais íntima que existe entre duas pessoas. Na última década, o que foi modificado, é que se associa a Dança do tango ao profissional. Anteriormente, o salão de baile, era essencialmente um lugar de encontro social. Dada a grande quantidade de novos Dançarinos profissionais que existem, às vezes se usa a Milonga como um lugar para se exibirem .Não falamos das atuações especiais de bailarinos que fazem apresentações de tango, e sim do baile coletivo. É certo que os jovens têm grande entusiasmo e energia. Mas em certos casos, na ansia profissional, fazem figuras de exibição em uma pista lotada : isto complica o seu bom funcionamento. É gratificante a multiplicação de práticas , onde os bailarinos podem explorar figuras complexas à vontade. Não existe cortina, nem tandas, nem códigos restritos. Somente espaço, música e liberdade.

O que elas querem: Na maioria dos casos, um bom abraço e um bom esforço é muito mais importante para elas, que muitas figuras complexas. O magnetismo que gera entre os dois ombros permite uma boa Dança. E estão enfocadas em complementar-se com o homem. Agradecem quando eles são cuidadosos , e não marcam figuras que provoquem movimentos maiores que o lugar que a dupla têm disponivel a cada instante. Não necessitam que o homem lhe mostre todas as figuras que ele sabe. Para muitas delas, somente "caminhar" pelo salão abraçados é suficiente.

O que eles querem: Comemoram que confiem e se deixem levar. Esperam com sua postura de Braços, que elas não bloqueiem a sua condução da Dança e que apesar de se entregarem ao abraço, não percam o seu eixo. Que na hora de fazer adornos, continuem conectadas com ele, para não tomar tempo demais, já que eles devem estar manejando infinidades de situações, às vezes sobre tudo calcular movimentos dos que estão ao seu redor e fluir com a corrente para seguir avanzando..

E o que todos queremos é agradar ao parceiro de tango. Trata-se disso.Um dos maiores acertos da estrutura que tem a milonga, dividida em tandas, é a possibilidade de trocar e escolher novos parceiros a cada momento. E viver com cada um , uma experiência única."

Afinal, como dizia acertadamente um slogan recentemente: "Bailás bien, sos lindo..." .

Texto extraido da Revista El Tangauta - Buenos Aires - Comentário de Milena Plebs (Traduzido por Elza Moreira)