Agora são Horas e Minutos - "Não existe situação desesperadora; existem pessoas que se desesperam com certas situações." (J. Odines) Obrigada pela sua visita

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A Milonga



A Milonga

Milonga é o lugar onde realiza os bailes de Tango. É lá que acontece a magia e o encanto de se bailar um tango.
Para o sucesso do baile, o organizador de uma Milonga, conta com a adesão dos freqüentadores. Se não existir público, naturalmente essa Milonga deixará de acontecer.
As pessoas que frequentam as Milongas, têm por objetivo, ouvir tangos, bailar, distrair, rever os amigos, fazer novas amizades, etc., mas basicamente elas querem mesmo é bailar tango.
Querem ter a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam nas academias e desenvolver a sua dança.

Os cavalheiros levam vantagens sobre as mulheres porque são eles que escolhem as damas para bailar. A freqüência dessas milongas, quase sempre, consiste em sua maioria do sexo feminino.E no entanto, observa-se muito assiduamente, que quando se tem muitas damas em um baile, os dançarinos , ficam bailando, em geral, sempre com as mesmas, especialmente com as “preferidas” ou algumas “ garotas novatas”, deixando de lado, outras dançarinas , freqüentadoras assíduas, que estão sempre contribuindo para que essas milongas possam acontecer... Se existe muitas damas, o mais lógico seria os cavalheiros usufruirem da dança de cada uma.
E não pensem que isso acontece apenas com as mulheres... Acontece também com alguns homens que gostariam de bailar, com algumas damas de nível mais avançado. Mas muitas damas, quando melhoram a sua dança, só querem bailar com os melhores do salão, fazendo pouco de alguns cavalheiros, e alguns até desistem de voltar a essas milongas.
Algumas pessoas, quando atingem certo grau de conhecimento dos fundamentos do tango, ficam tão envaidecidas, que muitas até esquecem que algum dia, já foram principiantes e já tiveram suas dificuldades, e com certeza tiveram ajuda de outras pessoas para chegarem onde estão.
Realmente é muito bom bailar com quem se baila bem... É muito gratificante ser levada às nuvens... Mas é bom lembrar que se não houver integração entre todos, alguns desfrutam muito no baile, outros pouco e muitos nada desfrutam. Alguns crescem na sua dança e outros permanecem estacionados.

É bom que se pense nisto. Muitas pessoas novas estão entrando para o Tango, algumas ficam, mas muitas desistem. Só permanecem aqueles que realmente amam o Tango. E até muitos desses apaixonados pelo Tango, pessoas importantes no Tango que estavam sempre presentes, estão desaparecidos. Alguns casais não aparecem mais... Visto que os parceiros bailavam com todas as damas do salão, sem discriminação, enquanto que as suas damas ficavam sentadas e chateadas por não serem convidadas a bailar. No meu entender, quanto mais se cambiar as parcerias, mais melhora a dança de todos E assim haverá realmente maior crescimento do Tango. Não basta apenas freqüentar as academias. Tem que haver prática. São situações difíceis de entender.Algumas pessoas até se sentem constrangidas, discriminadas, e acabam desaparecendo dos bailes...
Para o tango se expandir tem que haver integração entre os tangueiros(as) . Não vai tirar pedaço de ninguém e nem vai diminuir o talento de alguns, se passarem a cambiar de parcerias. Assim todos terão a mesma oportunidade, já que todos contribuem para que o baile aconteça. E todos ganharão, pois haverá mais energia positiva e as milongas ficarão mais cheias... Seria muito bom se os Mestres se conscientizassem sobre esse problema que está se agravando cada vez mais, e divulgassem isso para os alunos, especialmente, aos mais avançados. Tanto os mestres como os organizadores, que dependem desse público, deveriam aderir também, a essa prática, como alguns já aderiram. E esses , que têm o dom de se bailar muito bem, é porque Deus lhe doou esse dom, ou melhor emprestou.. E quando Ele empresta algo a alguém, ou por ela merecer ou para testá-la, Ele quer que isso seja usado para ser compartilhado, não para ser um motivo de vaidade ou orgulho. Isso não nos leva a nada. O egoismo e a vaidade poderá impedir você de enxergar o Amor, a amizade. E nesta vida, nada nos pertence. Podemos usufluir de tudo que nos foi ofertado, mas não nos faz donos de nada. Somente nos pertence o que carregamos dentro de nós. Esses são os verdadeiros valores que ninguém e nada poderá nos tirar. E é essa riqueza interior, que somente nós construimos, que nos trará a felicidade quando compartilhamos com os outros.