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sábado, 7 de julho de 2007

Vamos Bailar Tango? Bailes, Milongas e seus códigos...



Bailes , Milongas e seus códigos.

VAMOS BAILAR TANGO?

Para você que está iniciando no Tango, é necessário primeiramente tomar conhecimento do que é uma Milonga - o lugar onde se realiza os bailes de Tango - e como funciona uma Milonga. Milonga é o lugar onde se baila o tango, vals, milonga e outros ritmos, com seus códigos e rituais próprios. Milonga não designa, neste caso, o ritmo específico, assim denominado. Por outro lado, Milonga se diferencia de outros espaços como academias, práticas, cursos, etc., onde se aprende e se pratica o tango.Veja abaixo como funciona uma Milonga , no trecho extraido do Boletim Rio Tango - Editorial de R.M.
"Como funciona uma Milonga? Primeiramente, quem comanda a noite deve ter o ritmo do baile estruturado. A música é tocada em seqüências curtas, de mais ou menos três ou quatro tangos, geralmente gravações da mesma orquestra, semelhantes em estilo. A seguir, um bloco de valses ou de milongas. É bem comum dançar uma seqüência inteira com o mesmo parceiro. Após vários blocos ou tandas, toca-se algumas músicas de dança de salão, para variar e agradar aos que ainda não dançam o tango. Depois disso, tornam a tocar novas tandas, com tangos de outro estilo, milongas e valses e assim por diante. Entre os blocos, um breve trecho de música considerada “não dançável” é lançado ao ar e nisso, todos retornam aos seus assentos. Essa pequena interrupção é chamada cortina. Para a próxima seqüência, encontra-se um novo parceiro.
Demonstra-se educação e cavalheirismo quando, após um bloco de músicas, a dama é reconduzida ao seu lugar pelo parceiro. São pequenas regras de etiqueta que fazem da Milonga ou Baile de Tango um acontecimento agradável e estimulante para seus freqüentadores."
Boletim Rio Tango(RM)

Tangueiros Veteranos e Amadores - que agora também já sabem o que é uma Milonga e como ela funciona . Então que tal uma Classe de Tango pelo video editado na pagina de video neste portal?
Mas antes vamos dar aqui (apenas a teoria) dos passos básicos do cavalheiro:

Inicia com os dois pés juntos, depois
1- direita atrás, fecha com esquerda:
2- esquerda ao lado, fecha com direita:
3 - caminha direita à frente e ...
4 - caminha esquerda a frente e ...
5 - fecha com direita a frente...
6- passa a esquerda entre as pernas da dama:
7 - marca ao lado com a direita: 8 - fecha com a esquerda.

Agora é só ver o video , vá na pagina de VIDEOS ,prestar bem atenção , sei que vão gostar . E se não entenderem, procurem nossos mestres de Tango e academias locais, só assim poderão curtir as Milongas.

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A MILONGA


Por Marcela Junqueira

Entrar em uma Milonga é ingressar num Mundo distinto, único, especial que vale a pena conhecer. Alí não existem títulos, licenciaturas, professorados, status econômicos, nacionalidades, nem diplomas.
Quem melhor baila pode aspirar à "mais linda", "a especial", "a desejada", e as mulheres podem aceitar a proposta do "mais preparado".
Os passos, o compasso, a cadência, a mirada, a presença, o abraço, o saber caminhar, são verdadeiras cartas de apresentação no momento da escolha do parceiro(a).
Lá fora ficam os automóveis, a casa de campo, os negócios, as grandes empresas. Não há diferenças sociais nem culturais. Não importa como vive; nem siquer quem és. Não interessa o idioma nem sua linhagem.
Por alguma extranha razão esses não são os parâmetros em questão. E mais, quem pretender vangloriar-se com tais méritos e não bailar bem, seguramente estará predestinado(a) a "ficar sentado" até que conheça os códigos próprios da Milonga. Porque ao entrar alí, todos somos iguais e os valores passam para o outro lado.
É tão frequente a sedução da mirada ao convidar a bailar e sua correspondente aceitação; tão significativo o abraço (o do homem como o da mulher); sentir em carne propria o compasso do dois por quatro e poder transmitir à parceira escolhida que os "bens materiais" e os "títulos de nobreza" não contam aqui. É um lugar onde não se considera a raça, o carater nem a origem da pessoa. Trata-se de uma reunião social que une os seres humanos com o poder de sua magia e o misterio de seu encanto.
Podem vir de lugares distantes, com muito dinheiro, provenientes de grandes metrópoles, viver em lugares humildes ou em luxuosos apartamentos situados em distintos bairros da cidade.
Podem se apresentar com as melhores roupas, o vestuário da moda, sapatos caros comprados nas casas mais famosas de Buenos Aires ou com o velho traje que desde muitos anos usam para milonguear.
Estes atributos pouco significam ao cenário do baile e seriam, talvez, temas secundários para se discutir depois...
O Tango começa com a Mirada, a escolha da parceira desejada; entra pelos ouvidos para escutar a música, daqui vai ao coração chegando ao sentimento e se sublima nos pés através dos passos. Só isso importa... Só isso existe...
Os olhos, o corpo, o deixar-se levar ou o saber conduzir, são os elementos necessários para começar o encontro , porque esta dança tem "calor" e devemos juntar a alma e a sensibilidade.
É na Milonga onde o desejo se une à paixão, os passos ao compasso, os corpos se movem juntos em perfeita harmonia e os corações se entrelaçam em suas batidas sem que haja falta nenhuma de outra apresentação para compartilhar esse maravilhoso momento...
Texto extraido do B.a. Tango - Traduzido por Elza Moreira

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A Pista de uma Milonga.


"Bailar o tango é basicamente uma situação íntima entre duas pessoas, que estão, por sua vez, dividindo esse espaço com muitos outros Dançarinos. Trata-se de conduzir na pista com cuidado e respeito. Apesar de ser muito prazeiroso bailar, o objetivo principal é o encontro e comunhão com o outro na mesma experiência.É a Dança mais íntima que existe entre duas pessoas. Na última década, o que foi modificado, é que se associa a Dança do tango ao profissional. Anteriormente, o salão de baile, era essencialmente um lugar de encontro social. Dada a grande quantidade de novos Dançarinos profissionais que existem, às vezes se usa a Milonga como um lugar para se exibirem .Não falamos das atuações especiais de bailarinos que fazem apresentações de tango, e sim do baile coletivo. É certo que os jovens têm grande entusiasmo e energia. Mas em certos casos, na ansia profissional, fazem figuras de exibição em uma pista lotada : isto complica o seu bom funcionamento. É gratificante a multiplicação de práticas , onde os bailarinos podem explorar figuras complexas à vontade. Não existe cortina, nem tandas, nem códigos restritos. Somente espaço, música e liberdade.

O que elas querem: Na maioria dos casos, um bom abraço e um bom esforço é muito mais importante para elas, que muitas figuras complexas. O magnetismo que gera entre os dois torsos permite uma boa Dança. E estão enfocadas em complementar-se com o homem. Agradecem quando eles são cuidadosos , e não marcam figuras que provoquem movimentos maiores que o lugar que a dupla têm disponivel a cada instante. Não necessitam que o homem lhe mostre todas as figuras que ele sabe. Para muitas delas, somente "caminhar" pelo salão abraçados é suficiente.

O que eles querem: Comemoram que confiem e se deixem levar. Esperam com sua postura de Braços, elas não bloqueiam a sua condução da Dança e que apesar de se entregarem ao abraço, não percam o seu eixo. Que na hora de fazer adornos, continuem conectadas com ele, para não tomar tempo demais, já que eles devem estar manejando infinidades de situações, às vezes sobre tudo calcular movimentos dos que estão ao seu redor e fluir com a corrente para seguir avanzando..

E o que todos queremos é agradar ao parceiro de tango. Trata-se disso.Um dos maiores acertos da estrutura que tem a milonga, dividida em tandas, é a possibilidade de trocar e escolher novos parceiros a cada momento. E viver com cada um , uma experiência única."

Afinal, como dizia acertadamente um slogan recentemente: "Bailás bien, sos lindo..." .

Texto extraido da Revista El Tangauta - Buenos Aires - Comentário de Milena Plebs (Traduzido por Elza Moreira

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MILONGA

OrigemA palavra milonga é uma corruptela de "milongo", do dialeto Banthu da África, que era uma dança executada por mulheres para encantar os homens. Quando os escravos desembarcaram na região do Rio da Prata no séc. XVIII, trouxeram consigo esta expressão cultural. O hispânico que ali vivia assimilou o milongo e transportou-o da percussão para a sua guitarra. Daí surgia a milonga arrabalera. Logo a música sofreu modificações, e chegando no campo o gaucho deu-lhe o ar triste e nostálgico, assim nascendo a milonga campera. O tango surgiu da milonga(segundo algumas teorias, pois a origem do tango é controversa), pode-se inclusive notar a forte semelhança de alguns tangos com algumas milongas do R.S., Uruguay e da própria Argentina. Hoje existem a milonga campera, milonga arrabalera, milonga fogonera, milonga galponera, milonga de contrapunto...Escrevi muito superficialmente, pois sei pouco e creio que possa haver alguns erros, pois nem sempre as fontes consultadas são corretas. O objetivo desta comunidade é reunir músicos, historiadores e interessados em geral para discutir sobre esse gênero musical que tão bem representa o gaúcho das três pátrias.

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DANÇAR FAZ BEM!
Dançar é uma atividade física que, como qualquer outra, traz muitos benefícios à saúde: ativa a circulação, favorece os pulmões, a elasticidade, o alongamento,entre outros benefícios. Mas a dança é mais do que um simples exercício, ela também influencia de maneira positiva a mente humana.Formado em Comunicação e Artes do Corpo,`Peterson Costa explica que a dança se torna uma "dimensão de autoconhecimento a partir do momento em que deixa de ser apenas um movimento mecânico" e se transforma em uma maneira de manifestar o pensamento, sentimentos e emoções. Além de desenvolver a parte motora e a capacidade de se expressar, é por meio da dança que muitas pessoas conseguem perceber a maneira de se relacionar com os outros. Por isso, a dança também tem sido usada como forma de terapia.
Texto extraido da revista Natura.