Agora são Horas e Minutos - "Não existe situação desesperadora; existem pessoas que se desesperam com certas situações." (J. Odines) Obrigada pela sua visita

domingo, 22 de julho de 2007

Un Fervor no Solo de Buenos Aires



Un Fervor no Solo de Buenos Aires.

"NOCHE DE TANGO" - Um documentário que passou na Televisão, que conta as origens da Música da cidade de Bs.As. - Vejam o vídeo na ~página de vídeos - "Códigos de Tango".

Existe em Buenos Aires uma atividade que chama a atenção em todo o mundo e que atrae atualmente um número crescente de turistas que chegam à cidade para viver a experiência de passar um tempo nos lugares onde se realiza esse ritual que supera um século de existência. Os que vivem na cidade não têm consciência total do interesse que desperta nos estrangeiros tudo que se relaciona com o tango e, em especial, essa maneira de bailar abraçados que se pratica nas reuniões que os porteños chamam de Milongas.
Para descobri-los, The History Cannel, apresentou um documentário, Noche de Tango, no qual revê-se de maneira exaustiva a história e os detalhes desta tradição que começou há mais de um século nas portas dos bordeis da cidade, onde os homens que esperavam a hora para ser atendidos se entretiam bailando entre eles o compasso da musica de tango.
A produção deste trabalho foi realizada pela Companhia local Nativa e a condução está a cargo de Antonio Birabent, que percorre o mundo milongueiro e os principais ambientes onde se baila o tango , recebendo o testemunho de quem o pratica e ensinam. O trabalho conta com assessoramento do poeta e historiador uruguayo Horacio Ferrer, uma grande referência em tudo que se refere a este genero musical, e que já foi condecorado duas vezes com o premio Konex (em 1985 e 2005), fundou a Academia de Tango e o Museu de Tango de Buenos Aires e escreveu mais de 40 tangos para seu amigo Astor Piazzolla, entre outras coisas.

Reportagem Completa:

Com a apresentação de Birabent, o documentário começa percorrendo a noite de Buenos Aires em busca dos lugares onde se realiza as Milongas mais importantes e os testemunhos dos que visitam e conduzem estes lugares.
A par desta primeira aproximação ao universo tanguero, os especialistas em historia do tango, contam neste especial, a maneira como nasceu a tradição em uma cidade superpovoada de homens sós, que vieram da Europa em busca de novos horizontes e cuja possibilidade mais concreta de encontrar contato feminino, estava nos bordeis. Esta situação fazia que nas portas destes lugares sempre haviam filas de homens esperando e que, para passar o tempo, se punham a bailar o tango entre si.
A reportagem se detém , depois a analisar as caracteristicas das milongas, as particularidades de algumas delas e a historia de como nasceram as mais famosas. O ponto seguinte é o dos códigos que existem e com o qual se comunicam aqueles que frequentam o particular universo dos milongueiros e as regras que se devem acatar para ser parte dele.
Mais adiante, mostra como se aprende a bailar o tango em seus diferentes estilos, desde o primitivo, que se bailava na rua e que é conhecido como Canyengue, até o de palco(artistico), com ele que se montam os espetaculos que deslumbram os turistas e porteños em Buenos Aires e percorrem com êxitos, importantes cidades do mundo. Tão pouco falta no detalhado percurso de Birabent, uma parada na questão da indumentária com a qual se acompanha o ritual de bailar o tango, de sua historia, de como foi variando segundo as distintas épocas e o que significa cada detalhe do código milongueiro. A música, por exemplo, é outro elemento que não poderia faltar na reportagem; e suas análises se realiza concentrando-se, em primeiro lugar, no tema dos diferentes estilos que existem no tango e, em segundo lugar, nas diferentes maneiras de bailar que conduzem por sua vez a esses estilos.
No final do programa está dedicado aos bailarinos e a filosofia tangueira. No primeiro tema, aparecem as trajetorias de prestigiosas figuras como Miguel Angel Zotto, as "parejas" Gloria y Rodolfo Dinzel, ou Martha Antón e Manuel Salvador Eduardo Arquimbau, entre outros, contados por eles mesmos. O segundo tema se desenvolve a partir da definição do Tango que fez Enrique Santos Discépolo, quando disse que "o tango é o pensamento que se pode bailar" e as opiniões de Ferrer que sutenta que o tango e o rock são expressões que transcendem a sua condição de gêneros musicais e transformam numa verdadeira filosofia de vida.

Ricardo Marín
Texto publicado no site: http://www.lanacion.com.ar/
Recebido por email
Traduzido por Elza Moreira.